Mommy Makeover

A maternidade é sem dúvida uma das experiências mais gratificantes e desafiadoras da vida. Criar filhos exige colocar as necessidades deles em primeiro lugar e, muitas vezes, negligenciar necessidades importantes, como sono, exercício físico e dieta equilibrada.

Tudo isso pode afetar a autoestima das mulheres por conta dos efeitos indesejados e permanentes em sua aparência como seios caídos, músculos abdominais separados e excesso de flacidez.

Nestes casos, a cirurgia plástica pode ser uma grande aliada das novas mamães, sendo possível realizar o Mommy Makeover, expressão em inglês que significa transformação da mamãe.

O Mommy Makeover nada mais é do que uma combinação de procedimentos estéticos, realizados na mesma cirurgia, dependendo dos objetivos e necessidades de cada paciente.

Áreas do corpo que podem ser tratadas

FACE
– Toxina botulínica para prevenir e amenizar as rugas
– Preenchimentos para melhorar o contorno facial
– Lifting Facial para eliminar a flacidez e as rugas

SEIOS
– Aumentar ou diminuir o volume
– Levantar as mamas
– Eliminar a flacidez
– Corrigir assimetrias
– Remodelar mamilos e aréolas

ABDÔMEN
– Eliminar a flacidez
– Tratar hérnias
– Corrigir a diástase (separação dos músculos)
– Reposicionar o umbigo
– Eliminar as estrias abaixo do umbigo

CONTORNO CORPORAL
– Reduzir as gordurinhas localizadas
– Aumentar partes do corpo com a própria gordura da paciente, para melhorar o contorno corporal

CIRURGIA ÍNTIMA
– Diminuir o monte vênus
– Reduzir os grandes lábios
– Restaurar o hímen

Quando posso fazer a cirurgia?
A recomendação é esperar, pelo menos, seis meses após o término da amamentação para poder realizar a cirurgia. Lembrando que, no pós-operatório, não pode fazer esforço físico e carregar peso e no primeiro mês você irá precisar de muita ajuda com os cuidados com o bebê.
Mas, se você pretende engravidar novamente, talvez não seja o melhor momento para realizar a cirurgia, pois poderá haver a perda dos resultados com a nova gravidez.

Fazer mais de uma cirurgia plástica ao mesmo tempo pode ser prejudicial à minha saúde?
Tudo vai depender de uma série de fatores, que devem ser avaliados criteriosamente pelo seu cirurgião plástico:

Local da cirurgia: optar por realizar uma cirurgia múltipla no hospital é o mais recomendado e seguro. Diferente da maioria das clínicas de cirurgia plástica, os hospitais geralmente contam com toda a estrutura necessária, além de possuir um corpo médico formado por especialistas de diferentes áreas da medicina, UTI e banco de sangue, o que garante toda segurança e tranquilidade aos pacientes.

Equipe médica: é fundamental ter uma equipe médica com um cirurgião plástico especialista, instrumentador cirúrgico, médico anestesista e enfermeiros bem preparados, para garantir o conforto e segurança da paciente.

Estado de saúde da paciente: o bom estado de saúde é uma condição fundamental no planejamento de cirurgias associadas. As cirurgias múltiplas não são indicadas para pacientes com doenças crônicas, pressão alta, diabetes e outros problemas cardíacos. Quem está acima de peso ou é fumante, também deve passar por uma avaliação criteriosa, antes de se submeter a uma cirurgia combinada. Para isso, é necessário realizar uma bateria de exames, para avaliar quais os riscos e os procedimentos mais seguros para cada paciente.

Tempo de cirurgia: não existe um limite de procedimentos que podem ser realizados de uma única vez, mas o ideal é que não ultrapasse mais de seis horas de procedimento, para não expor a paciente por muito tempo aos anestésicos e aumentar o risco de trombose e embolia pulmonar. Ao fazer o planejamento cirúrgico, o cirurgião já consegue informar ao paciente qual será o tempo de cirurgia.

Extensão da cirurgia: a recomendação do Conselho Federal de Medicina é não ultrapassar mais do que 40% da superfície corporal.

Quantidade de sangramento: em certos tipos de cirurgia, a paciente perde mais sangue do que em outros, sendo fundamental que o cirurgião não associe cirurgias com maior propensão à perda de sangue, como no caso da lipoaspiração. Pacientes com anemia, também possuem risco maior de ter hemorragia, devendo fazer um tratamento com reposição de ferro para poder operar.

Cirurgias em lados opostos do corpo: com exceção da lipoaspiração/lipoescultura, não é possível combinar cirurgias que estejam em partes opostas do corpo, como no caso da abdominoplastia e da prótese de glúteos. Isso ocorre, pois no pós-operatório, a paciente não pode se deitar com a área operada para baixo.

Limitação do pós-operatório: após a cirurgia plástica, a paciente ficará com os movimentos bastante limitados e quanto mais procedimentos realizar, mais debilitada irá ficar, o que pode não ser bom para sua recuperação.

Resultados
Quando realizado por um cirurgião plástico especialista, o Mommy Makeover pode ser um procedimento bastante gratificante. Para que os resultados sejam os melhores possíveis, é fundamental que as mamães estejam dentro do peso ideal. Isso porque não existe nenhuma cirurgia plástica capaz de emagrecer, uma vez que a quantidade de gordura possível de ser retirada em uma cirurgia é de no máximo 7% do volume.

Após a cirurgia, as pacientes se recuperam completamente em até três meses, podendo já ir à praia e realizar atividades físicas sem restrições. Para que os resultados sejam duradouros, após a cirurgia é fundamental manter uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios físicos.

Por fim, antes de se submeter a uma cirurgia múltipla, é fundamental que a paciente busque um cirurgião plástico de confiança, certifique-se de que todos os critérios acima foram avaliados e siga com dedicação as recomendações pré e pós-operatórias, para evitar qualquer tipo de complicação e garantir que os resultados sejam os melhores possíveis!

Dr. Allan Gadelha
Cirurgião Plástico
CRM SP 109600
RQE 30940