A anestesia é geralmente uma combinação de medicamentos, que desempenham funções diferentes em nosso organismo como bloquear a dor, relaxar a musculatura, controlar os sinais vitais e sedar para impedir que o paciente se lembre da cirurgia.

A escolha do tipo de anestesia deve ser feita após uma avaliação criteriosa do médico anestesista, considerando a região operada, a saúde e os hábitos de vida de cada paciente.

Na cirurgia plástica, são usados os seguintes tipos de anestesia:

  1. Anestesia Local: usada em procedimentos simples, ela evita a dor na área operada e o paciente permanece acordado e consciente.
  2. Anestesia Local com Sedação: usadas em cirurgias mais invasivas, porém rápidas. Ela evita dor na área operada e o paciente permanece desacordado durante o procedimento.
  3. Anestesia Geral: usada em cirurgias mais complexas ou no caso de pacientes que necessitam de cuidados no controle das funções vitais, como a respiração, a oxigenação e os batimentos cardíacos.
  4. Anestesia Peridural Com Sedação: aplicada na coluna vertebral, ela é capaz de bloquear a sensibilidade a partir de vários níveis do tórax ou do abdômen e o paciente permanece desacordado por conta da sedação.

Os efeitos da anestesia são revertidos logo após o término da cirurgia, o paciente se recupera em até duas horas e é recomendado ficar pelo menos 24h sem dirigir ou fazer esforço físico.

Dr. Allan Gadelha

Cirurgião Plástico

CRM SP 109600

RQE 30940